All from Press Centre

Alstom e Andrade Gutierrez promovem curso de capacitação profissional para nova fábrica na Bahia

A TEN (Torres Eólicas do Nordeste), joint venture entre a Alstom e a Andrade Gutierrez, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com a Tavares Montagem e com o IBP (Instituto Bahiano Profissionalizante), iniciou o processo de capacitação profissional para trabalho na nova fábrica do mercado eólico, anunciada recentemente, em Jacobina, na Bahia. A iniciativa tem a intenção de capacitar mão de obra especializada especificamente para a nova fábrica e vai colaborar para o crescimento econômico e social da região.

Os cursos de Caldeiraria, Soldagem e Preparação e Proteção de Superfícies Metálicas terão cerca de três meses de duração e formarão 96 pessoas no total. Com carga horária de quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira, os alunos serão divididos em turmas de 16 alunos cada.  Os interessados se inscreveram no fim do mês de setembro, de acordo com os cursos que mais atendiam às suas necessidades e iniciaram as aulas recentemente. Os pré-requisitos estabelecidos foram ter ensino fundamental completo e residir na região de Jacobina.

Ao final do curso, cerca de 50 alunos serão selecionados para trabalhar na nova fábrica da Alstom e da Andrade Gutierrez. Para o preenchimento das vagas foram aplicados testes e entrevistas, além da avaliação comportamental individual. A expectativa é que no início de 2015 esses profissionais já iniciem suas atividades na empresa.

Com a chegada dessa nova fábrica, a Alstom e a Andrade Gutierrez vêm colaborando, não só para o desenvolvimento sustentável na geração de uma energia limpa, mas também para o desenvolvimento social da comunidade local”, afirma Pierre Francois Chenevier Vice Presidente Sênior da Alstom Wind na América Latina.


A Joint Venture
A Andrade Gutierrez, um dos maiores grupos de infraestrutura na América Latina, com operações em mais de 45 países ao redor do mundo, e a Alstom, fornecedora global de equipamentos e soluções para geração de energia, incluindo o mercado eólico, anunciaram neste ano a criação de uma joint venture (TEN - Torres Eólicas do Nordeste) com o propósito de construir e operar uma fábrica na Bahia para produzir torres de aço para aerogeradores. Com investimentos de cerca de 30 milhões de euros, a fábrica é composta 51% pela Andrade Gutierrez e 49% pela Alstom.A inauguração da planta está prevista para os próximos meses e sua capacidade de produção atingirá 200 torres metálicas por ano, em uma área construída de cerca de 22.000 m² e em um terreno com cerca de 140.000 m². Serão gerados 250 empregos diretos e 600 indiretos que, em sua maioria, serão ocupados pela comunidade local.


Sobre a Andrade Gutierrez

 O Grupo Andrade Gutierrez, com sua diversificada experiência construída em mais de 66 anos de atuação no Brasil e no exterior, orgulha-se de participar ativamente do desenvolvimento econômico e social dos países onde atua. Posiciona-se entre os maiores grupos no Brasil e como um dos principais conglomerados de infraestrutura na América Latina. Atua em frentes diversificadas de negócios, como Engenharia e Construção, Energia, Concessões, Tecnologia, Transporte e Logística e Saúde e Saneamento.

Energia Elétrica

A Andrade Gutierrez se destaca por sua capacidade de gerenciamento de grandes projetos e oferta de soluções completas nos empreendimentos que executa. O Grupo atua como integrador e empreendedor de estudos nas diversas fontes de geração de energia elétrica, além de oferecer soluções diferenciadas de logística para projetos de transmissão e distribuição no setor elétrico.

Hidrelétricas: AG participou da construção de mais de 27.000 MW, cerca de 30%, da potência instalada de energia proveniente de plantas hidrelétricas no Brasil. Entre os projetos recentes de maior importância para a matriz energética brasileira, a construtora participou da construção de Irapé, Lajeado e Canabrava. No momento, além de participar do consórcio responsável pela implantação da Usina de Santo Antonio, no Rio Madeira, a empresa lidera a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte com capacidade de 11.233 MW.

Termelétricas: A empresa participou da implantação de diversas usinas termelétricas, que totalizam mais de 4.000 MW de potência instalada (Macaé Merchant (RJ), Norte Fluminense (RJ), Termelétrica de Fortaleza (CE) e Usina Termelétrica de Tubarão (ES)). Destaca-se a implantação de usinas termonucleares, tendo participado do consórcio responsável pela montagem da Usina Nuclear de Angra II e executando as obras civis da Usina Nuclear de Angra III.

Além disto, a empresa vem se preparando para participar na construção das diversas fontes alternativas de geração de energia, focando as fontes renováveis, sendo que no próximo ano irá iniciar a construção de  um  parque eólico com capacidade instalada de 676 MW.

Hoje, muito mais do que uma grande construtora, a Andrade Gutierrez está preparada para gerar soluções integradas em toda a cadeia construtiva, com base em competência técnica, infraestrutura, planejamento estratégico, padrões avançados, tecnologia de ponta, criatividade e equipe qualificada. Obtendo excelentes resultados operacionais e garantindo o desempenho econômico dos projetos. 


Sobre a Alstom

A Alstom é líder global em infraestrutura ferroviária e geração e transmissão de energia, e está na vanguarda de tecnologias inovadoras e amigáveis ao meio ambiente. A Alstom constrói o trem mais rápido e o metrô automatizado de maior capacidade do mundo, fornece soluções de usinas integradas turnkey e serviços associados para uma ampla gama de fontes de energia, incluindo hidrelétrica, nuclear, a gás, carvão e eólica, e oferece várias soluções para transmissão de energia, com foco em redes inteligentes. O Grupo emprega 93.000 pessoas em mais de 100 países. Registrou vendas de €20 bilhões e fechou aproximadamente €21,5 bilhões em pedidos em 2013/14.

ECO 122 wind turbine

Informações a Imprensa:

Mariana Maciel - mariana.maciel@alstom.com / Tel.: (11) 3612-7074

Ana Paula Mattar – anapaula.mattar@cdn.com.br / Tel.: (11) 3612-7079

 

Andrade Gutierrez

Adriana Alves  adriana.alves@fsb.com.br

Tel: +5521 3206-5050