Alstom assina contratos para novas PCHs no Brasil

30/01/2012

Turbinas Kaplan “S” impulsionam novas pequenas centrais hidrelétricas 

A Alstom assinou dois contratos com a Brookfield Energia Renovável para fornecer equipamentos para as pequenas centrais hidrelétricas Pezzi e Serra dos Cavalinhos II, ambas no Rio Grande do Sul.

O escopo do trabalho da Alstom em cada contrato inclui o fornecimento de duas turbinas Kaplan “S”, dois geradores, dois controladores de velocidade, dois reguladores de velocidade, além do comissionamento e supervisão dos equipamentos. As turbinas Kaplan “S” foram desenvolvidas especificamente para as necessidades das pequenas centrais hidrelétricas. Elas fornecem uma solução que combina bons custos com eficiência, flexibilidade, confiabilidade e uma alta taxa de produção anual.

A PCH Pezzi, de 20 MW, será construída no rio das Antas, entre os municípios de Bom Jesus e Jaquirana. O comissionamento começará em Setembro de 2012. A PCH Serra dos Cavalinhos II terá 29 MW de potência instalada e estará localizada nos municípios de São Francisco de Paula e Monte Alegre dos Campos. Seu comissionamento terá início em Novembro de 2012.

    “A grande parte dos equipamentos das hidrelétricas da Brookfield Energia Renovável no Brasil foi fornecida pela Alstom. Mantemos nosso posicionamento como principal fornecedora da empresa pelos próximos anos, auxiliando no incremento do mercado energético brasileiro, que deve crescer no mínimo 5% ao ano”, afirma Marcos Costa, vice-presidente do setor Power da Alstom Brasil e América Latina.

A Alstom tem trabalhado ativamente com o mercado de PCHs no Brasil. Entre seus recentes trabalhos está a implantação de um COG (Centro de Operação de Geração) no Rio de Janeiro, responsável pela operação e manutenção remota (O&M) de 16 pequenas centrais hidrelétricas distribuídas em 4 Estados (Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, que inclui uma subestação).

Sobre a Alstom A Alstom é líder mundial em infraestrutura para geração e transmissão de energia e transporte ferroviário, e referência em tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente. A Alstom constrói os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo, fornece usinas integradas para a geração de energia, serviços associados para diferentes fontes de energia, como hidreletricidade, gás, carvão, nuclear e eólica, e também desenvolve equipamentos em ultra-alta tensão, interconexões em corrente contínua, além do gerenciamento das redes elétricas e da integração de fontes de energia renováveis à rede. O Grupo emprega 96.000 pessoas em 70 países e registrou vendas de 23 bilhões de Euros em 2009/2010 (sem considerar o setor de Transmissão de Energia, recentemente agregado ao Grupo).
No Brasil, a Alstom está presente há 55 anos e conta com 5.000 funcionários diretos que trabalham em sete unidades instaladas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rondônia. Em 2011, a empresa terá sua 8ª unidade no País, no Estado da Bahia.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Diretora de Comunicação da Alstom Brasil: Juliana Souza
juliana.souza@crn.alstom.com / Tel.: (11) 3612 7071

Assessoria de imprensa: CDN – Comunicação Corporativa
Mariana Maciel: mariana.maciel@cdn.com.br / Tel: (11) 3643-2734
Marisol Morão: marisol.morao@cdn.com.br / Tel: (11) 3643-2789