Alstom assina contrato com ViaMobilidade para fornecer sinalização da linha 9-Esmeralda

Download as PDF
Press contact - Brazil, Chile and Argentina

Vinicius Riqueto

Send an email
  • Acordo visa adequações do Sistema de Controle Central (SCC) da Linha 9 no novo Centro de Controle Operacional de Presidente Altino

2 de maio de 2023 A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, assinou contrato com a ViaMobilidade, concessionária das Linhas 8 e 9 do Sistema de Trens Metropolitanos de São Paulo, para adequar o Sistema de Supervisão e Controle de Tráfego da linha 9-Esmeralda e implementar o Controle Local para o Sistema Automático de Trens (ATO – Automatic Train Operation) na estação Osasco. As atividades já iniciaram e devem seguir até maio de 2025, conforme o contrato.

A Alstom será responsável pela alteração da arquitetura da interface entre o Centro de Controle Operacional (CCO) da Linha 9-Esmeralda e da linha 8-Diamante, devido a um novo intertravamento implementado pela ViaMobilidade na linha 8. As modificações de via no trecho têm como objetivo permitir que os trens da Linha 9 realizem manobras pós-estação e operar na estação Osasco com sistema ATO. Para isso, será contemplada adequação de um novo canal de comunicação no CCO da linha 9.

Também está sendo considerada a integração no sistema de sinalização dos novos 36 trens adquiridos pela ViaMobilidade e que estão sendo produzidos na fábrica da Alstom em Taubaté (SP).

Os serviços compreendem o desenvolvimento e adaptação de software, a elaboração das especificações técnicas e listas de materiais, equipamentos e sobressalentes, bem como os serviços de inspeção de materiais, projetos de instalação, testes e comissionamento, liberação operacional, além da  elaboração de manuais de operação e manutenção.

Alstom Brasil

Presente no Brasil desde 1955, a Alstom tem participado ativamente no desenvolvimento da infraestrutura e da mobilidade no país, promovendo progresso social e respeitando o meio ambiente. Líder em mobilidade ferroviária no mercado brasileiro, a empresa também é a maior em base instalada de sinalização na América Latina, com mais de 6000 km de linhas sinalizadas e mais de 2000 equipamentos de bordo em operação.

A Alstom promove a mobilidade por meio de todas as linhas de produto do transporte ferroviário, entregues às principais operadoras de passageiros no Brasil, como em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Brasília (DF). A produção de material rodante e os sistemas de controle e sinalização, responsáveis pela movimentação segura dos trens, também estão presentes no desenvolvimento de projetos de mobilidade para outros países na América Latina e ao redor do mundo, como Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Romênia e Taiwan.

Boulevard Olimpico / Copyright Marcel Fonseca

Alstom in Brazil

Read more
Video cover ATO page

Autonomous mobility: The future of rail is automated

Read more